Páginas

12.9.10

Os tridentes

De volta a casa, de volta ao jardim, de volta ao tridente.
Este projecto tem caminhado de forma aparentemente mais lenta. No começo de cada nova etapa, a exigência vai aumentando e surgem alterações à ideia inicial. Depois da reconstrução da base no ano passado, no último inverno voltei a olhar para a árvore. A intenção era de fazer vários auto-enxertos de ramos para compor a estrutura primária. Mas havia uma secção a meio do tronco que não me agradava. Muito recta e cheia de cicatrizes. Aqui fica a imagem dessa altura para se perceber melhor:
Por isso, depois de ponderar, o projecto seria recomeçado abaixo dessa zona. Mas como havia, acima da mesma zona, uma secção com algum movimento e já com algum calibre, a opção foi tentar aproveita-la para uma nova árvore. Um shohin. Por isso, no fim da primavera, mais um enraizamento aéreo foi tentado. Hoje, já com o verão a chegar ao fim, foi tempo de ver os resultados.

Como a operação resultou, a parte superior foi cortada. O corte, o mais preciso e limpo possível, faz a diagonal entre o ramo da esquerda e o futuro ápice.
O ramo da direita, o primeiro, será auto-enxertado no próximo ano. uma das guias já foi aramada para se fixar, mais ou menos, na zona pretendida.
De lado, ficou um "rebuçado" pronto para desembrulhar com uma nova árvore lá dentro.
O desenvolvimento das novas raízes parece ter corrido bem.
E por isso, foi só planta-lo num vaso de treino. E assim nasce mais um futuro bonsai.
Aqui fica o pequeno ao lado do pequeno ;)

2 comentários:

Mário Eusébio disse...

Viva João!

Bem-vindo de Volta :)!

Agora é por em prática!

Excelente opção que tomaste, acho que vais ficar concerteza com duas árvores muito melhores do que a que tinhas inicialmente. Esse alporque vai começar a desenvolver um nebari muito bom!

Abraço

Mário Eusébio

João Pires disse...

Olá Mário, Viva!
Obrigado. Pelos comentários e pela companhia neste mês por outras bandas.
É verdade, quando tomei esta opção confesso que na altura custou um pouco... mas pensando no futuro, ficam 2 tridentes bem melhores. Vai demorar mais, mas pronto. Também penso que vai ser mais recompensador.

Abr.
João